Estudos de caso 1: Projeto de educação em comunidade carente
Sua equipe de projeto recentemente foi designada para desenvolver um projeto social em uma comunidade carente. A verba da sua equipe equivale a 10 (dez) salários-mínimos, sendo o limite máximo que será disponibilizado, sem oportunidade de outros aportes financeiros.
O objetivo do projeto é fornecer educação técnica para os jovens e adolescentes dessa comunidade preparando-os para mercado de trabalho. O projeto deve ser executado em um prazo não superior a 18 (dezoito) meses e deve contemplar todas as fases necessárias.
Como você pode utilizar seus conhecimentos para executar o projeto dentro do prazo e recursos estabelecidos?
Considere que na sua equipe há pouco conhecimento sobre gestão de projetos e diferentes níveis de habilidade. Há também diferentes níveis de envolvimento, interesse e disponibilidade dos envolvidos.
Estudos de caso 2: Projeto de auxílio a pessoas em situação de rua
Sua equipe de projeto foi designada para assumir um projeto social que visa ajudar pessoas em situação de rua. O objetivo é fornecer abrigo temporário, alimentação e recursos para ajudar essas pessoas. O foco é o retorno à sociedade.
A instituição que os designou disponibilizou uma verba de 20 (vinte) salários-mínimos para que a equipe administre. Antes do início do projeto foi necessário realizar um corte de 40% (quarenta por cento) dessa verba. Ainda assim, o projeto deve ser executado em um prazo não superior a 12 (doze) meses.
Além disso, o líder da equipe percebeu que a estrutura e documentos do projeto que a instituição religiosa disse possuir, se tratava apenas de alguns e-mails, relatórios e atas de reunião formalizando a ideia de concepção do projeto.
Como você pode utilizar seus conhecimentos em mentoria e liderança de equipes para executar o projeto dentro do prazo e recursos estabelecidos? Considere que na sua equipe há pouco ou nenhum conhecimento aprofundado sobre gestão de projetos e serviços sociais.